Seguidores

sexta-feira, 26 de março de 2010

EM NOSSO TEMPO, SONHOS SE TORNAM REALIDADE

As pessoas envoltas com notícias de tantos escândalos de toda ordem, natureza e magnitude clamam por dias melhores, onde todos possam viver melhor sem a presença de tantos dissabores, amarguras e violências. Ao mesmo tempo, os principais meios de comunicação do nosso país, constituídos de grandes redes de televisão, grandes jornais e revistas e rádios são totalmente apáticos com relação aos que não tem vez nem voz. Estes são desprezados nas coberturas e nas programações dessa grande mídia que enxerga basicamente aquelas pessoas que são conhecidas como “formadores de opinião” ou que fazem parte da “sociedade de consumo”.
Existe um jornal em São Paulo (considerado um dos principais do Brasil) que todos os dias estampa a quantidade de dias que está sob censura porque a justiça o proibiu de publicar informações sobre um empresário do estado do Maranhão, filho de um senador da República. Tudo bem. Mas, eu pergunto: as pessoas que são censuradas nas páginas desse jornal ao não terem as suas opiniões, artigos e informações publicadas? Isso também não é censura? Esses grandes que dominam e fazem o que querem, manipulam, massacram a sociedade com suas opiniões sem nunca dar voz e vez a quem não tem, quando se vêem com esse poder contestado e ameaçado se fazem de vítima e com o poderio que possuem conseguem convencer os chamados “formadores de opinião” que são de fato vítimas. Esses formadores de opinião deveriam encontrar as verdadeiras vítimas naquelas pessoas que são censuradas nessas mídias.
Felizmente, com a proliferação e tendência de universalização do uso da internet na sociedade brasileira, onde a opinião é livre e democrática, com uma grande quantidade de rede de relacionamento social, blogs, sites e vários outros tipos tendem a cessar esse poderio que há muito tempo vem dominando a nossa sociedade. Atualmente, a internet ainda é pouco usada em comparação com os outros meios de comunicação tradicionais, mas o seu uso é crescente o que deixará as pessoas mais livres para opinar, mostrar as suas idéias, debater, mostrar o contraditório e ponto de vista. Televisão e outros meios de comunicação ainda ficarão dominando por um bom tempo, mas o poder deles não é mais absoluto, agora existe contestação que pode ser lida e vista por uma quantidade crescente de pessoas através dessa mídia que aflora na sociedade para proporcionar oportunidade a quem nunca teria nessa mídia elitista, excludente e que censura.
O nosso povo que não faz parte da sociedade de consumo, sempre foi marginalizado em todos os sentidos, sempre foi uma presa fácil para manipulações e descasos tanto da mídia quanto dos poderes públicos constituídos, agora está tendo oportunidade de sair da letargia da miséria reinante e pelo menos almejar alcançar o status de pertencer à sociedade de consumo. Uma parte muito grande dos brasileiros tem renda que não permite sonhar com muita coisa e, portanto, são pessoas que não tem vez nem voz na grande mídia, mas que agora estão começando a ter acesso à internet constituindo-se na arma mais temida pela grande mídia. São cerca de 80% da população brasileira que não faz parte da população informatizada, mas que passarão acessar a nova mídia por meio de computador, laptop, celular e outras formas. Aí, então, adeus massacre da chamada grande mídia.
Sonhos estão se concretizando no seio da nossa sociedade. Chega de manipulações, chega de preconceito, chega de censura, chega desprezo pelo que é justo. Passamos a buscar a democracia em sua essência, onde a justiça econômica e social possa ser aplicada de forma que as pessoas possam ter o que realmente merecem, mas ninguém possa passar fome por privação de recursos e todos possam ter oportunidade para mostrar a própria capacidade. A liberdade e o respeito devem ser o mote dessa nova sociedade que aflora em nosso Brasil. O nosso país merece virar uma página de sua história em que as elites dominavam com mão de ferro os de menor poder econômico ou os sem poder algum. Agora, devemos deslumbrar com um novo amanhecer onde a esperança se transforma em realidade. A realidade de nosso tempo pode ser a realização de um sonho.

Nenhum comentário: